24 Horas do Ar

Vereador Werlisson Silva parabeniza Baixa Grande pelos seus 132 anos de emancipação política

Post: 11022 | Data: 17/07/2017 | Visitas: 1383

O vereador Werlisson Silva, parabeniza a cidade de Baixa Grande pela passagem de seu aniversário.

 

Hoje dia 17 de Julho de 2017, a cidade completa 132 anos de emancipação política. “Mando um forte abraço a todos os baixagrandenses, e também aqueles que não nasceram em nossa cidade, mas sentem o mesmo amor que temos por essa terra abençoada. Feliz aniversário Baixa Grande!”.

 

Histórico de Baixa Grande

Nas terras da fazenda “Cais” propriedade de Dona Ana Ribeiro Soares, foi iniciado o povoado da cidade de Baixa Grande por seu filho Manoel Ribeiro Soares, coronel da Guarda Nacional homem de elevada instrução e político de renome, residente na Vila de Santana do Camisão, atual cidade de Ipirá – Bahia.

 

Há informações de que a mãe do desbravador para cumprir pagamento de promessa, ordenou a este ergue, em suas terras uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, o que foi feito. O local escolhido ficou à margem da estrada real Camisão (hoje Ipirá) a Monte Alegre (hoje Mairi) e Mundo Novo, na época, já movimentada, pouso de tropas. Também o início da povoação e construção das primeiras casas do arraial de Baixa Grande. A capela foi construída em 1860 e o povoado foi elevado à cidade por nome de Baixa de Grande em 1872, por Decreto – Lei Estadual, de 30 de março de 1938. Emancipação política em 17/07/1885

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online