Post: 11623 | Data: 31/10/2017 | Visitas: 596

500 anos da Reforma Protestante, e porque as "igrejas" são tortas em Baixa Grande?

Dia 31 de outubro é comemorado MUNDIALMENTE o Dia da Reforma Protestante baseado em 31 de Outubro de 1517, dia em que Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando assim o início da Reforma Protestante, é feriado nacional na Escócia e em alguns estados da Alemanha.

 

Dia 30 de novembro é comemorado NACIONALMENTE o Dia dos Evangélicos, cominando com o dia do Teólogo (Aquele que estuda as religiões), criada e sancionada pelo o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a lei 12.328 que torna o dia 30 de novembro, o Dia Nacional do Evangélico.

 

Dia 14 de dezembro é comemorado MUNICIPALMENTE o Dia dos Evangélicos em Baixa Grande, a data baseia-se no dia de nascimento de um funcionário do Poder Legislativo que ainda não é evangélico, de autoria do vereador Elias Ferreira e sancionada em 2013, pelo então prefeito Pedro Lima Neto, institui o dia 14 de dezembro, Dia Municipal dos Evangélicos.

 

Biblicamente sabemos que igreja não são construções físicas (templos) e sim uma comunidade composta por cristãos, nessa área não iremos abordar comportamento dos mesmos, pois cada um responderá perante Deus pelos seus atos.

 

Em se tratando de igreja como construções físicas (templos) alguns questionamentos vêm sendo discutido há décadas em Baixa Grande, o porquê dos primeiros templos católico e evangélico é torto.

 

Templo Católico: Quem olha para a praça principal de Baixa Grande onde está localizada a igreja matriz observa que a mesma não se encontra no alinhamento das demais residências ao seu redor, até hoje não se sabe se o erro foi na construção da igreja ou das residências, o assunto às vezes é motivo de piadas entre moradores “a cidade da igreja torta”.

 

 

Do lado evangélico tem a Igreja Batista como a primeira denominação evangélica a ser implantada no município, sua construção localizada na esquina da Avenida 2 de julho com a Rua Getúlio Vargas, que não seguiu o alinhamento do templo. Acredita que a construção da rua veio depois, não obedecendo ao alinhamento da igreja.

 

 

Em Baixa Grande o Dia dos Evangélicos, originando do movimento criado em 2010, o Aviva Baixa Grande, em 2013 através de um projeto de Lei passou a ser considerado o dia 14 de dezembro como Dia dos Evangélicos e em 2014 tornou como feriado Municipal. Durante esses anos questionei o porquê do dia 14 de dezembro, qual marco originou nessa data e ninguém sabia responder, até um dia saber da história da lei.

 

Segundo informações o autor da lei enviou o rascunho sugerindo o dia 8 de dezembro como Dia Municipal dos Evangélicos, ao chegar no âmbito do Poder Legislativo foi questionado que a data não seria bom pelo fato de ser a mesma em que católicos celebram a padroeira do município, Nossa Senhora da Conceição, após questionar ele deixou em aberto a data e como ninguém sugeriu foi colocada à data de aniversário do servidor mais idoso da Câmara de Vereadores.

 

A lei apesar de ser importantes mostra a falta de organização e interesse do Conselho Municipal de Pastores que não atentaram a isso, além de criar certo descontento dos comerciantes pelo fato de dezembro já possuir vários feriados e vem criar mais um.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Por: REINALDO PEREIRA GUIMARAES, - comentou no dia 31/10/2017

.: QUEM PENSA QUE AS IGREJAS SÃO TORTAS ESTÃO COMPLETAMENTE ENGANADOS, QUEM SÃO TORTAS SÃO AS RUAS, AS RUAS DEVERIAM SER CONSTRUIDAS EM ESQUADRO COM AS IGREJAS....



Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online