Post: 11727 | Data: 17/11/2017 | Visitas: 738

Secretária Rejane Miranda está prestes a realizar a maior conquista para a Educação de Baixa Grande

Foto arquivo: Ediomário Catureba

“A faculdade é possível e viável”

 

O cenário da Educação de Baixa Grande tem chamado atenção de observadores locais pelo entrosamento nunca antes visto na história do município entre professores, alunos e a Secretaria de Educação. Em uma entrevista exclusiva ao Jornal da Região a Secretária Rejane Miranda conta que o diálogo e a transparência tem sido o segredo para conquistar a confiança dos professores e dos alunos; esse entrosamento tem criado um círculo virtuoso na educação de Baixa Grande: A secretaria de educação ouve e atende os anseios dos professores e alunos e estes sentem-se valorizados e prestigiados; parece que os clamores de quase 20 anos pela instalação de uma faculdade pública em Baixa Grande também foi ouvida e será atendida pela Secretária Rejane Miranda: “Desde março deste ano que estamos em contato com a Capes/MEC, Toda a documentação já foi entregue e analisada, a UNEB já entregou a Manifestação de Interesse e nestes quinze dias estaremos recebendo representantes do MEC para vistoriar a Escola Adenias Rodrigues da Silva, local que será instalado o Polo.”

 

Jornal da Região: No ano de 2016 a educação de Baixa Grande enfrentou uma forte crise com várias manifestações dos professores, paralização das atividades e forte tensão na relação dos professores com o governo municipal; já em 2017 percebe-se um forte entrosamento do poder publico-professores -alunos. Qual o segredo para ganhar a confiança dos professores e dos alunos?

 

Rejane Miranda: Não acompanhei de perto a luta sindical o ano anterior, porém acredito que a base para convivência harmoniosa e cooperativa é o diálogo. Ainda precisamos atender alguns direitos do professor, que por conta dessa crise que atinge o país e a queda de recursos recebidos, não foram concedidas. Estamos em constantes reuniões com a APLB e com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, mostrando os recursos recebidos, as despesas e a vontade de acertar. Acredito e tenho esperança que 2018 seja um ano melhor e possamos conceder todos os direitos que o professor merece.

 

Jornal da Região: Logo no início da atual gestão percebeu-se que a Secretaria de Educação fez uma aposta em uma ação inovadora e instituiu o modelo de caravanas; começando com a caravana das matrículas e no dia das crianças a caravana da alegria. Existem planos para mais caravanas e quais os resultados das caravanas realizadas?

 

Rejane Miranda: As Caravanas dão ânimo a professores e alunos, além de chamar atenção da comunidade para participar na melhoria da educação do município. Dia 01 de dezembro, dentro da Feira da Cidadania, estaremos apresentando a I Feira Agricultural, em parceria com o Sebrae/Jovens Empreendedores, momento em que serão apresentados os trabalhos desenvolvidos por alunos do Fundamental II e orientados pelos professores de Agricultura e Gestão Empreendedora. E no dia 06/12 estará acontecendo a Premiação para os Alunos Destaque/2017 com parceria da Loja Maçônica Jorro de Luz, quando os alunos, eleitos por cada escola, receberão o prêmio por seu desempenho no ano letivo. Estamos planejando outras Caravanas para 2018, aguardem!

 

Jornal da Região: Há quase duas décadas Baixa Grande acalenta o sonho de conquistar uma faculdade pública para o município. Essa pauta foi debatida por diversas vezes e inclusive constou no plano de Governo de quase todos candidatos a prefeitos nos últimos pleitos municipais. O sonho de uma faculdade púbica em Baixa Grande é possível?

 

Rejane Miranda: Possível e viável. Desde março deste ano que estamos em contato com a Capes/MEC, na pessoa de Dr. Alexandre Póvoa, com o empenho do deputado Claudio Cajado, para conseguir o nosso tão sonhado Polo UAB. Toda a documentação já foi entregue e analisada, a UNEB já entregou a Manifestação de Interesse e nestes quinze dias estaremos recebendo representantes do MEC para vistoriar a Escola Adenias Rodrigues da Silva, local que será instalado o Polo.

 

Jornal da Região: O mundo atual vem passando por uma das maiores transformações da história, muito dos paradigmas de 10 anos atrás não serve mais no mundo de hoje e há quem acredita que o atual modelo de educação é ultrapassado e não mais responde aos desafios do mundo moderno. Qual a estratégia da educação de Baixa Grande para tentar acompanhar esse novo tempo?

 

Rejane Miranda: A educação é uma aposta de esperança de futuro e o professor deve saber que ele é alguém que prepara um horizonte, tendo em mente sua responsabilidade a longo prazo. É com esse pensamento que estamos conduzindo a educação de nosso município.

 

Jornal da Região: Pesquisas para consumo interno, sobre a avaliação do governo municipal coloca a educação como a área melhor avaliada no governo de Dr. Heraldo. A que se deve a ampla aprovação na educação de Baixa Grande?

 

Rejane Miranda: Tenho certeza que todos os secretários estão dando o suor para fazer um excelente trabalho. A preocupação de todos é frequente em atender as demandas dos munícipes, porém temos esbarrado numa crise ferrenha que o nosso país ultrapassa, o que acaba dificultando o trabalho. Quanto a educação, essa aprovação devo ao empenho de todos: professores, direção, coordenadores.

 

Jornal da Região: O que os professores, alunos e toda comunidade escolar pode esperar para o ano de 2018 no cenário da educação de Baixa Grande?

 

Rejane Miranda: Mais empenho e dedicação, para proporcionar educação de qualidade para todos, escolas mais democráticas, respeitando o educando como ser único que constrói seu aprendizado e é capaz de encontrar a melhor maneira para construir seus conhecimentos. Estamos pensando em projetos para 2018 que a comunidade escolar irá ser grandemente beneficiada.

Jornal da Região
Por: Jornal da Região

Por: Genovelas Oliveira , - comentou no dia 17/11/2017

.: O Deus abençoe que tudo der certo que o senhor coloque um anjo nesta direção pra que tudo ocorra bem e esse sonho Seja realizado.



Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online