Post: 11742 | Data: 20/11/2017 | Visitas: 106

Samba Reggae da Banda Swing do Pelô balança o dia da Consciência Negra em Ipirá

A Associação Cultural Atitude Afro em comemoração ao Dia da Consciência Negra, nesta segunda-feira (20), estará realizando logo mais a partir das 17h30 um Corteja Afro com concentração e saída da Praça Duque de Caxias, percorrendo a Avenida Cesar Cabral, Praça Roberto Cintra e encerrando na Praça barão do Rio Branco, onde haverá a apresentação da banda percussiva Suing do Pelô, uma das mais renomadas do samba reggae da Bahia.

 

História do Dia Nacional da Consciência Negra

 

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

 

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

 

A batida percussiva da banda Swing do Pelô mostrará pela primeira vez em Ipirá um pouco da cultura afro baiana que no toque do tambor relembrará Ilê Aiyê o mais belo dos belos e a pegada forte do Olodum. A apresentação do grupo será na quadra da Praça barão do Rio Brando a partir das 19h, com a participação do Samba e da Chula catingueira de Ipirá.

 

O evento será coordenado por Miraldo de Mical e homenageará os jogadores de futebol Marcus Vinicuis do Botafogo do Rio, Maria do Rio Claro São Paulo, o cantor Raimundo Sodré, o diplomata Douglas Santana e o Capitão Pedro Machado, legístimo representante da comunidade da Barão do Rio Branco.

www.caboronganoticias.com.br
Por: Jorge Luiz

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online