Post: 11751 | Data: 21/11/2017 | Visitas: 412

Escola Maria Edna Matos promove projeto Diversidade étnico-cultural em Baixa Grande

Com objetivo Levar ao educando a valorização do ser humanos, ajudando-os na reflexão, quanto ás semelhanças, diferenças éticas e sociais, a escola Municipal Maria Edna Matos, em Baixa Grande, realizou na manhã desta terça-feira, 21 de novembro de 2017, a culminância do projeto Diversidade ético-cultural.

O projeto é dedicamos o mês de novembro, para debater e refletir as diferenças raciais e a importância de cada um no processo e construção de nosso país, estado e comunidade. Com esse trabalho esperam que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

 

A elaboração desse projeto de arte e cultura negra visam a atender dois pré-requisito básico:

O exercício da cidadania e a vivencia dos valores através da a procriação da arte e da cultura, como ferramentas necessárias para está no mundo formado por sociedades que usam preconceito como instrumento das diferenças sociais e, ainda, o resgate da herança africana, cuja a historia fora esquecida e ignorada ao longo do tempo.

 

Entendemos que trabalhar as questões éticas raciais com criança pode trazer resultados positivos, assim a escola faz-se buscar caminhos para uma convivência harmoniosa, para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática na quais todos são iguais em direitos e deveres. Por esse motivo o tema  sugere inúmeras motivações  para trabalhar na sala de aula a valorização do homem ,independente a questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor. A literatura infantil “Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado será o meio mais prazeroso para tratar desta questão com crianças, pela forma sutil e prazerosa que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: PBJ

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online