Post: 11927 | Data: 23/12/2017 | Visitas: 164

Mutirão de Castração atende 130 cães e gatos em Ipirá

A ação da ONG Castra Cao contou com a participação de profissionais capacitados.

 

Entre os dias 15 e 16 de dezembro o Grupo da A.P.A.I. – Associação de Proteção dos Animais de Ipirá, (GRUPO FIÉIS 4 PATAS – (Amigos de Verdade) por meio da ONG Castra Cão realizou o 1º mutirão de castração que atendeu 130 animais entre cães e gatos, de ambos os sexos. A ação foi direcionada ao público que já havia se cadastrado previamente para realização do procedimento cirúrgico a preço acessível e para cães e gatos resgatados os monitorados por protetores.

 

Foram esterilizados machos e fêmeas, gatos e cachorros, independente de tamanho e peso, com preço R$ 90, para cães e $70 para gatos, abaixo dos preços normais para o serviço que chegam a custar entre – R$400 a $800.

 

O mutirão contou com o apoio da Prefeitura de Ipirá, que cedeu o Centro de Endemias para a realização dos procedimentos, do vereador Laelson Neves, Delicatéssen de Dudy, Junior da Grafica, Rádio Ipirá FM e Rádio Ipirá AM.

 

A movimentação foi grande durante a ação solidária que esteve como idealizador o Grupo Fiéis 4 Patas, que percebeu a necessidade da realização deste mutirão dado o grande número de animais abandonados na cidade de Ipirá. “Procuramos a ONG Castra Cão por entendermos ser uma ONG responsável que há anos realiza o mutirão de castrações em varias cidades do Brasil.

 

Fizemos uma pequena estatística e em 2 anos se cada casal de cães que castramos continuassem procriando, teriam aproximadamente 3.331 cães, sem contar as crias dos respectivos filhotes, pois eles podem começar a procriar a partir do 6º mês de vida. No final, o benefício de castrar 130 animais é incrível! Ainda mais quando incluímos na conta 52 felinos que foram castrados, a conta aumenta, pois o cio da gata é a cada 02 meses.

Foram castrado 52 felinos e 78 caninos, a maioria fêmeas. Pela cota do grupo e das pessoas que não tinham condições de pagar pelo valor, conseguimos castrar um total de 30 cães e 10 gatos.

 

Agradecemos todas as pessoas que confiram neste projeto e em breve divulgaremos o próximo mutirão, solicitando voluntários, tanto para o mapeamento como para o próprio mutirão.

 

Agradecemos a todos os estudantes veterinários que estiveram presentes neste dia;

Clara Macedo, Grace Silva, Suellen Martins, Tainah Pina e Fernanda de Freitas Alves.

 

Agradecemos à disposição do Centro de Endemias, na pessoa de Silvio. Agradecemos as doações dos padrinhos que apadrinharam castrações de cães de rua e resgatados. Agradecemos todos os amigos do Grupo Fiéis 4 Patas que foram voluntários. Agradecemos pelo apoio ao veterinário de Ipirá, Washington Luiz, que foi voluntário no mutirão.

E não poderia faltar agradecimentos à equipe do médico veterinário Dr. Marco Furlanetto sempre fazendo um trabalho excelente”, disse Cristina Villarino.

 

De acordo com o médico veterinário Marco Furlanetto Bento responsável pelo projeto, foi uma ação importantíssima porque colaborou com o controle populacional dos animais da região e minimizou o abandono, bem como zoonoses. Iremos dar continuidade a esse projeto junto a diversos municípios ”, revelou. — sentindo-se agradecido.

www.caboronganoticias.com.br
Por: Cristina Villarino

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online