Post: 12247 | Data: 21/02/2018 | Visitas: 118

Reitor da Uefs profere palestre com aula inaugural do CETEP João Campos, em Riachão do Jacuípe

Com o tema “Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais”, o professor Dr. Evandro Nascimento, magnífico reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, abriu as atividades letivas do ano de 2108, no CETEP João Campos, em Riachão do Jacuípe, na noite de segunda-feira (19), a partir das 19h30. A sua fala girou em torno da defesa da educação como meio de autonomia do indivíduo, de realização dos seus sonhos e de transformação da realidade.

 

Alinhado com o pensamento de Paulo Freire, professor Evandro defende que “a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”. Ao falar para um público constituído em sua maioria de jovens estudantes, ele confessou se sentir motivado a fazer uma breve abordagem do seu percurso acadêmico, como forma de incentivar os alunos a perseguirem seus objetivos com determinação. Lembrou, incialmente, dos tempos da infância como aluno nordestino, de origem humilde, cujos pais sempre priorizaram a sua educação e de seus irmãos.

 

Depois, da oportunidade de cursar uma universidade pública, de fazer mestrado, de se tornar um professor universitário, chegando a fazer doutorado nos EUA, e de hoje ser reitor de uma universidade. Oportunamente, destacou a educação profissional como um importante passo para o desenvolvimento dos jovens que, além de obterem  uma formação profissional no ensino médio, são preparados para enfrentar as seleções e exames de ingresso à universidade.

 

Parceria CETEP x UEFS

A noite contou com a participação da Orquestra Nossa Senhora de Lourdes, formada por jovens estudantes da cidade e regida pelo maestro Dênis Wilson do Prado Silva, que abriu o evento com a tocata do Hino Nacional e das músicas ”Aquarela” e “Asa Branca”. Estiverem presentes ainda autoridades locais, representantes de sindicatos, gestores, professores e alunos das escolas estaduais da sede, além de pessoas da comunidade.

 

A professora Maria de Rosário Mascarenhas, diretora do CETEP, destacou, em seus agradecimentos ao professor Evandro, a gratidão por ele ter aceitado e convite e reiterou o desejo de fortalecimento da relação entre as instituições: “Somos parceiros oficiais, a partir do momento em que foi firmado um convênio entre CETEP e UEFS, já publicado no Diário Oficial; esperamos que muito mais frutos sejam colhidos este ano a partir desta parceria”.

 

www.interiordabahia.com.br
Por: Interior da Bahia

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online