Baixa Grande sedia reunião de agentes de pastoral do Zonal III

Postado em: 30/03/2011 | Por: Ediomário Catureba

A reunião dos agentes de pastoral do zonal III da Diocese de Ruy Barbosa aconteceu hoje 29 de março no CTL de Baixa Grande. O zonal III é formado pelas paróquias seguintes municípios: Baixa Grande, ipirá, Macajuba, Mairí, Pintadas, Várzea da Roça eVárzea do Poço e todas estavam presente.
O objetivo da reunião é encontrar-nos, fortalecermos como equipe, rever a caminhada e planejar ações conjuntas para melhor respondermos a realidade e realizarmos a missão em nossas paróquias. Entre os temas partilhamos como cada paróquia está concretizando a Campanha da Fraternidade 2011. É costume da Igreja católica no tempo de quaresma refletir e trabalhar uma realidade concreta e desafiante, onde a vida está mais ameaçada.
FotoNeste ano o Tema é Fraternidade e vida no planeta. Os representantes da CPT diocesana nos ajudaram a perceber os desafios da nossa região que são os grandes projetos, mineradoras e o agronegócio, com toda a degradação social e ambiental que estão causando nos municípios do semi-árido. Também os lixões de cada cidade e outros. As seguintes ações já estão sendo realizadas com o objetivo de solucionar ou amenizar o problema: formação para os animadores das comunidades, reflexão nos grupos de famílias, trabalho nas escolas com crianças, adolescentes e jovens, programas de rádios, denuncias de irregularidades, grupos ambientais, plantio de sementes e mudas, reuniões com diversas autoridades municipais e religiosas e outras iniciativas de acordo com a realidade local. Em conjunto vamos realizar as seguintes ações: substituir as sacolas plásticas por sacolas de tecido, substituir o detergente de lavar louça por sabão feito de óleo saturado, compras diretas (Os alimentos que o agricultor produz é comprado para a merenda escolar e outros programas do município), formação para a mudanças de atitude e cuidado da vida do planeta.
Os desmatamentos, as queimadas, os agrotóxicos, as mineradores são os grandes desafios por serem os maiores poluentes e destruidores da natureza e da pouca água da região, causando assim uma série de complicações para a saúde e a dignidade das pessoas. É necessário e urgente ações conjuntas para salvarmos a vida "pois sabemos que a criação inteira geme em dores de parto" Rm 8,22. "Se a terra morrer também morrerás, então viva e dixe vive". Ó Fundamental é mudarmos as nossas atitudes.

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 1302 | Visitas: 462


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online