Em resgate a Cultura, Grupo de Sambadores promove Folia de Reis em Baixa Grande

Postado em: 07/01/2019 | Por: Ediomário Catureba

Neste domingo, 6 de janeiro de 2019, assim como em várias cidades do Brasil, em Baixa Grande foi realizado a Folia de Reis.

 

Assim que encerrou a Missa, um grupo de Sambadores reuniu em frente a um presépio montado no local, lá cantaram o reis e alguns batuque, acompanhado de várias pessoas percorreram ruas da cidade com parada em algumas residências.

REPORTAGEM EM VÍDEO

Em cada parada entoavam um reisado, após o reis os donos das residências abriam a porta, os sambadores entravam e realizavam uma roda de samba, e assim seguiram até a Praça Manoel Ribeiro Soares onde cantaram diversos sambas embaixo do coreto.

 

Ao amanhecer o dia, foram para um pequeno palco em um Bar e Pizzaria e até as 11h desta segunda-feira, 7 de janeiro de 2019 o samba continuava e não tinha hora de parar.

 

Folia de Reis

Folia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis (em Portugal diz-se Reisada ou Reiseiros[1]) é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, caracterizada por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

 

A denominação fala dos festejos entre o natal e o Dia de Reis – 6 de janeiro – e diz respeito tanto ao "cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos, como os autos sacros, com motivos sagrados da história de Cristo (...) no Brasil, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e Reis" na definição do folclorista Câmara Cascudo, que completa: "o reisado pode ser apenas a cantoria como também possuir enredo ou série de pequeninos atos encadeados ou não".

 Wikipédia

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 14050 | Visitas: 521


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online