Várzea da Roça – Voluntários trabalham, para receber bem os visitantes na SEMANA SANTA

Postado em: 15/04/2019 | Por: Valdir Rios

FOTOS: MARIZA PACHECO, VAL BAHIA, ABELARDO E VOLUNTÁRIOS

De Morrinhos ao Morro do Jacaré: "andar com fé eu vou, pois a fé não costuma faiar".

Os finais de semanas têm sido diferentes para um grupo de voluntários que tem trabalhado pensado nos visitantes que receberão durante a Semana Santa em suas localidades.

Os bons exemplos vêm do Caldeirão Cercado, região onde fica o Monte do Jacaré que abriga a Capela de São Sebastião e do povoado de Morrinhos que tem o monte com a Capela de São Roque, estando próximo ao Rio Jacuípe na divisa entre Várzea da Roça e Várzea do Poço.

 

Os montes apesar de estarem no mesmo município, localizam-se em extremos, estando o Monte do Jacaré mais à divisa com o município de Capela do Alto Alegre.

No Morro do Jacaré a equipe de voluntários realizou manutenção na capelinha do monte com limpeza e pintura, além de coletar resíduos sólidos (lixo), descartado em anos anteriores e instalando tambores para que os visitantes este ano posso colocar seu lixo em local adequado sem degradar o meio ambiente.

No Morrinhos, localidade conhecida como “Morada da Fé” ( alusão ao seu monte), os trabalhos tem sido intenso tanto no acesso para o monte, como dentro do povoado, onde os voluntários resolveram mais uma vez se unir e fazer o paisagismo do jardim construído por eles mesmo na década anterior.

Algumas casas ganharam pintura nova, assim como os canteiros e a replica do morro que fica no centro da praça, criando um aspecto de beleza e cuidado.

 

 

Os pneus usados ganharam funções de canteiros ornamentais, pote de barro e garrafas pet ganharam espaço na arrumação do jardim.

 

Os moradores aguardam ansiosos os visitantes, para que possam fomentar a economia local e criar um movimento que valorize a cultura, a fé e a arte impregnado no povoado.

 

A recuperação da Capela de São Roque, ficou por conta da Secretária de Obras do Município, porém a população de Morrinhos já espera muito mais dos gestores, no sentido de fortalecer o povoado com implantação da academia, do coreto e parque infantil na referida praça.

Está previsto para quinta-feira (18), um encontro dos Trilheiros do Jacaré que devem assistir ao pôr do sol e o surgimento da lua na parte superior do monte.

 

 

Outro movimento interessante veio da academia Zumba Fitness, através do seu proprietário e esportista Erico, que promove na Sexta-feira Santa uma espécie de peregrinação, onde os caminheiros deverão sair da cidade 05:15h com destino ao Monte de Morrinhos.

Além da chuva e a caatinga verde o sertanejo e suas comunidades receberam de brinde uma página especial no jornal Correio da Bahia que retratam suas lidas e relações de fé com seus morros e santos seja ele São Sebastião e ou São Roque.

 

 

CONHEÇA AS LOCALIDADE E O TRABALHO VOLUNTARIADO:

 

DIVULGAÇÃO - ARTE MARIZA e ABELARDO

https://valdirrios.blogspot.com
Postagem nº: 14594 | Visitas: 287


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online