Ex-secretário de agricultura e atual vereador apresenta projeto para erradicação da planta Nim em Baixa Grande

Postado em: 30/04/2019 | Por: Ediomário Catureba

Trazido da Ásia para o Brasil nos anos 90 a planta Nim vem crescendo em vários municípios do interior da Bahia, ela é uma planta que permanece verde e de crescimento rápido, e serve como inseticida para alguns insetos, no entanto para alguns especialistas essa mesma planta está servindo para matar abelhas que produz mel, prejudicando diretamente a apicultura.

Atualmente Baixa Grande tem 64 apicultores na ativa, sendo 36 apicultores membros de uma associação, eles colhem 20 toneladas de mel/ano, ocupando o 3º lugar na renda vinda da agricultura, perdendo apenas para o feijão e milho.

Além de prejudicar as abelhas, agricultores que produzem hortaliça em Baixa Grande, notaram que após o uso do extrato de Nim, a terra ficou ressecada e sem a presença dos Microrganismos, eles que desempenham a função-chave na reciclagem dos elementos da natureza, fortalecendo a terra com nutrientes (adubos).

O vereador Reinaldo Brito de Carvalho (PP) apresentou na sessão da Câmara de Vereadores de Baixa Grande um projeto de Lei na Câmara de Vereadores, de acordo ao Projeto, será proibido o plantio ou cultivo da Planta Nim em todo o território do Município, além de exigir a erradicação de todas já existente.

Reinaldinho como é conhecido, já assumiu a pasta na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (2013 -2016), em seu mandato ele tem priorizado ações que fortaleça a agricultura familiar.

Recentemente o Programa Globo Rural da Rede Globo de televisão exibiu uma reportagem relatando os ales do Nim para as abelhas.

 

CLIQUE PARA ASSITIR A REPORTAGEM

 

 

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 14662 | Visitas: 670


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online