Quixabeira: Ação ambiental retira lixos das margens da Barragem de São José

Postado em: 07/07/2019 | Por: Ril de Beto

Na manhã deste sábado(06), membros da ACDMA - Associação Comunitária e Defesa do Meio Ambiente - de Quixabeira, realizaram uma Ação Ambiental, em parte das margens da Barragem de São José, na localidade conhecida por "Lage", município de Quixabeira.

 

Na ação alguns sócios, acompanhados do Presidente Ril de Beto e do Vereador Leto Sousa, realizaram a limpeza da margem em uma extensão de aproximadamente 5 km e coletaram 16 sacos de lixo, tipos: sacolas plásticas, garrafas pets, garrafas de vidros, latas de cervejas entre outros.

Segundo o presidente da ACDMA, Ril de Beto, esta ação foi a primeira de muitas que virão pela frente. "Como cidadão, devemos também nos preocupar com os mananciais que estão próximos da gente. Imagine se todos fizerem um pouco", Disse Ril. Segundo ele, a associação deverá fazer em breve uma nova ação em outros locais da barragem.

A barragem de São José foi inaugurada no dia 28 de Julho de 1985 em ato que contou com a presença do então governador João Durval Carneiro, Antônio José Imbassay da Silva, Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e do Diretor Presidente da CERB, Dr. Eujácio Simões Viana Filho. A barragem é a mais importante do Rio Jacuípe e a terceira maior da Bahia, ela só chegou à capacidade máxima no ano de 1985, já o sangradouro foi utilizado pela única vez em 1992.

A barragem banha os municípios Quixabeira, São José do Jacuípe, Várzea da Roça, e Serrolândia. . A água da Barragem é, atualmente, usada para irrigação, abastecimento e perenização do Rio Jacuípe que é de uma extensão de 180 km, até a sua confluência com o Rio Paraguaçu.

 

www.blogdorildebeto.com.br
Postagem nº: 15053 | Visitas: 72


PUBLICIDADE



Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online