Rádio Comunitária Baixa Grande FM completa 14 anos no ar e promove confraternização com locutores e ouvintes

Postado em: 07/07/2019 | Por: Ediomário Catureba

A Rádio Comunitária Baixa Grande FM completou no último dia 22 de junho 14 anos no ar, como na semana teve vários eventos na cidade além de alguns comunicadores estarem viajando, a emissora deixou para este sábado, 6 de julho de 2019 a comemoração desta data.

Para celebrar esta data especial foi convidado os sócios da Entidade Mantenedora da Emissora, locutores e aqueles ouvintes que mais ligam e participam da programação.

Muitos ouvintes compareceram, alguns deles não conhecia nenhum dos comunicadores pessoalmente, esses ouvintes residem na Zona Rural de Baixa Grande e dois da cidade de Mundo Novo, Pedro que residem na Fazenda Lages e Zé Carlos morador da Vila do Coelho em Mundo Novo.

Zé Carlos sempre participa dos programas da emissora, ouve sempre e pede músicas, ele fez questão de trazer presentes para oito comunicadores além de um poema contendo os nomes de cada um:

Parabéns a Rádio Comunitária de Baixa Grande 14 anos de Sucessos

Bolo da amizade dos locutores

Receita da felicidade

 

1 Xícara de amizade de Lidiana Venâncio

2 Xícaras de compreensão de Verônica

1 Xícara de Paciência de Francisco Nunes

1 Xícara de Humildade de Paulo Dias

1 Copo Grande de alegria de Suely Silva

1 Pitada de bom humor de Dinialy Vieira

1 Colher de Fermento de Personalidade Cristã de Flávia Macedo

1 Xícara de rapidez de Rachyd Senna

Preparo

 

Conheço um pouco da História da baixa Grande FM, texto escrito por Flávia Macedo

Vamos relembrar e/ou conhecer um pouco a sua origem  que foi mais ou menos assim: pelos anos de 1996 a Igreja Católica com o pároco padre Paolo Ronzonni, italiano (in memoriam) juntamente a algumas pessoas da comunidade: Helenice Machado de Melo; Jaime Borges da Silva; João de Jesus Macêdo; Maria Angélica de Santana Alves; Olderico Vieira Santana;  Osvaldo Vieira Santana (in memoriam); Pedro Lima Neto; Dr. Rônel da Silva Francisco e Vera Lúcia Pamponet Cordeiro Batista, foram os idealizadores e Fundadores da Associação Beneficente e Cultural Comunitária de nossa querida e maravilhosa cidade de Baixa Grande – Bahia.

A primeira reunião de Criação desta Associação aconteceu na Casa Paroquial a convite do padre Paolo Ranzoni no dia 20 de dezembro de 1996, compondo a primeira diretoria Provisória que ficou assim constituída:

Coordenador: Dr. Rônel da Silva Francisco;

Secretária: Vera Lúcia Pamponet Cordeiro Batista e

Tesoureira: Helenice Machado de Melo.

Daí em diante uma luta contínua para criação do Estatuto que aconteceu no dia 20/11/1996, sediando a Emissora no CTL - Centro de Treinamento de Líderes onde funcionou inicialmente.

A eleição e posse da primeira diretoria, dessa Associação para o biênio de 1996/1998, conservou a mesma chapa provisória, acrescida do Conselho Fiscal com os titulares:

Padre Paolo Ronzoni (in memoriam);

Olderico Vieira Santana;

Pedro Lima Neto e para suplente, professora Maria Angélica de Santana Alves.

Com luta árdua e enfrentando muita dificuldade, a Igreja Católica, o pároco Padre Paolo Ranzoni e a ajuda algumas pessoas da comunidade compraram os primeiros equipamentos necessários para ir ao ar em pleno funcionamento, salve engano o jovem senhor Neftali Oliveira, presente hoje na confraternização era um dos comunicadores dessa época, juntamente ao dr. Ronel Francisco; profª Angélica Alves; Helenice Melo; Pedro Lima; Jaime; Olderico Vieira; Osvaldo Vieira(in memoriam); Jorge Luiz; Mario Andrade; Renato Neto; Sileide Felix; Floriano Campos e Radamés Oliveira.

Infelizmente foi roubada toda essa aparelhagem, tirando do ar a nossa emissora de rádio por alguns anos.

A Igreja Católica não cruzou os braços e contou com a chegada do padre VittórioTrevisi ( italiano)que se doou inteiramente em favor da reabertura da emissora deixando bem encaminhado, pois demorou poucos anos por aqui, já iria servir a outra paróquia, chegando e seguida o padre Lucas De La Vila Lorente ( espanhol ), que com muito trabalho, determinação, e conhecimento de causa, tomou as providências cabíveis para legalmente levar ao ar, fez a aquisição mais uma vez de novos equipamentos.

Para felicidade do sonho realizado de nós baixa-grandenses, no dia 22 de junho de 2005, a nossa Emissora de Rádio Comunitária Baixa Grande FM 87,9 MHZ foi reinaugurada pelo esforço, empenho, compromisso e muita dedicação sem medir esforços do Padre Lucas de La Villa Lorente em nossa Paróquia, indo ar com transmissão ao vivo para os ouvintes com a Autorização Provisória pelo Ministério das Comunicações, sendo sediada e mantida pela Paróquia nas dependências do Centro Paroquial por longos anos, e hoje em sede própria levando ao ar os ricos programas de informação, entretenimento, oração, jornalismo, esporte, músicas etc, via online para o mundo inteiro.

Nossa eterna Gratidão a todos do passado e também às várias Diretorias que fizeram e vem fazendo com que a emissora seja fortalecida e veiculada cada dia mais no mundo afora.

Obrigada Senhor!

Atualmente está composta a seguinte Diretoria para o período compreendido entre 2018/2021:

Presidente: Edson Nepomuceno Lima

Vice Presidente: Francisco de Oliveira Nunes

Secretária: Noilza Cristina de Almeida Dias

Tesoureira: Dinialy Lima Vieira

Diretora de patrimônio e Relações Comunitária: Lidiana Oliveira Venâncio

Conselho Fiscal: Olderico Vieira de Santana, Raimundo Sena Rios, Paulo Dias de Oliveira e suplente: Flávia Oliveira Macêdo.

 

A nossa emissora desenvolve atividades culturais diversas como, Sarau; Festival de Música; Volta Ciclística e Desfile de Moda;

Destile do Mister e da Miss de Baixa Grande entre outras atividades.

PARABÉNS RÁDIO COMUNITÁRIA BAIXA GRANDE FM 87,9 MHZ

FONTE DE PESQUISA: ARQUIVO DA IGREJA CATÓLICA

TEXTO DE FLÁVIA MACÊDO

www.baciadojacuipe.com.br
Postagem nº: 15055 | Visitas: 420


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online