Oficinas de vídeo, edição e fotografia superam expectativas de adolescentes e oficineiros em Riachão do Jacuípe

Postado em: 04/03/2020 | Por: Imprensa Cheque

“Fotografar é escrever com a luz”, inicia o fotojornalista Álvaro Luiz, após se apresentar para ministrar a oficina de fotografia, seguida das de produção e edição de vídeo neste domingo (1) no Colégio Maria Dagmar de Miranda, em Riachão do Jacuípe, na Bacia do Jacuípe.

Após explicações sobre luz, enquadramento, ângulo, planos e outros aspectos da fotografia os jornalistas do IRPAA Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada Alvaro e Gisele Ramos dinamizaram ainda mais a oficina de fotografia, mesclando teoria e prática com musica.

 

Hora de Clicar

De celular na mão,  cada um foi em busca do clique perfeito. O jardim do Colégio Maria Dagmar de Miranda foi o espaço mais fotografado. Os aprendizes, embora livres pra clicar contaram o tempo todo com os profissionais em caso de dúvidas.

Produção de vídeo: trabalho em equipe destacou o protagonismo dos meninos e meninas do Alto do Cruzeiro

A criatividade de cada produção evidenciou as potencialidades individuais.

 

Antes do intervalo para o almoço, a jornalista Naiara Soares falou sobre a necessidade deles saírem para o almoço com o tema do vídeo decidido pelas equipes e os recortes que fariam com início, meio e finalização.

Contamos com três etapas básicas: pré-produção, produção e conclusão com a edição, explicou Soares contando com a ajuda da jornalista Gisele que dividiu os grupos para escolherem o tema de seus vídeos.

“Tema escolhido, a pré-produção contará com roteiro para captação de áudio e imagens”, lembra Gisele ensinando a cada grupo como fazer um roteiro de produção ficando para depois do almoço a conclusão deles para enfim começarem as gravações.

"Pelas idéias lançadas em cada grupo, teremos bons resultados", preveu a jornalista Naiara Soares durante o almoço.

 

As oficinas

As oficinas integram a primeira etapa do Projeto da "Rua do Fogo ao berço do Rio", coordenado pelo Coletivo de Comunicação Imprensa Cheque e acolhido pela comunidade através da associação do bairro e demais moradores e agentes culturais.

 

"O projeto teve a nossa elaboração, mas desde sempre teve o consentimento da comunidade. Depois de apresentado e aprovado por eles, que já tinham vínculo com o nosso trabalho desde a produção de "Rua do Fogo", demos início a organização das oficinas. O apoio da comunidade fez toda a diferença,  lembrou a jornalista, Laura Ferreira.

https://imprensacheque.blogspot.com
Postagem nº: 16356 | Visitas: 72


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online