Riachão do Jacuípe - Petistas se reúnem a favor da candidatura de Mateus Martins

Postado em: 06/10/2011 | Por: Laura Ferreira

O encontro serviu como injeção de ânimo para o grupo que está firme para lançar candidato a prefeito em 2012.


No sábado (31) foi organizado por alguns militantes do PT, um almoço no Posto Águia, na BR 324 em Riachão do Jacuípe. O encontro reuniu petistas e simpatizantes em prol da candidatura de Mateus Martins-PT para prefeito em 2012.

Em uma grande mesa, militantes aguardavam o pré-candidato, sua candidatura foi decidida em uma última reunião organizada pela Executiva do PT, no dia 04 de setembro de 2011.

Entre os petistas estavam o ex-vereador José Avelange, Raimundo da Caixa e sua esposa Elza, Luzia da Casa Paroquial, a professora Maria Silvana, o do Colégio Maria Dagmar de Miranda, André Carvalho, Peninha da Embasa, Eliete Cordeiro, Mário Lopes, Mauricio Santiago, o ex- presidente do partido, João Carlos, dentre outros petistas, militantes e simpatizantes da sigla como Josemar Carneiro, Luiz Oliveira e família, além do também pré-candidato Fernando de Dudu-PSL.

“Ainda não conheço o projeto de Mateus para tecer maiores comentários sobre ele, porém, de todos esses pré-candidatos que estão aí, ele é o único que senta e dialoga com a gente”, disse Fernando, um convidado especial segundo Mateus Martins.

Ao lado de Fernando, o petista Mario Lopes completou, “me filiei ao PT a pouco tempo só para apoiar a candidatura de Mateus, o nome dele é que me atraiu ao partido”, disse.

No momento de sua chegada, Mateus, que foi convidado horas antes, foi aplaudido de pé por seus companheiros, denominação com a qual saudou um por um.

Raimundo da Caixa iniciou as falas reafirmando seu apoio à pré- candidatura de Mateus, e lembrou que alguns fatores como a sua ausência no município, por conta de seu trabalho e a maior habilidade política de Mateus lhe fizeram desistir:

“Se for preciso uma prévia vamos lutar pelo nome de Mateus, que tem um histórico de luta dentro dos movimentos sociais, como por exemplo, o movimento estudantil e vem nos representando na Bacia do Jacuípe, diferente de quem chega sem muitas experiências”, criticou .

O ex-presidente do PT em Riachão, João Carlos, enfatizou as palavras de Raimundo defendendo também a pré-candidatura. “Mateus já vem a mais tempo com a gente na luta dos movimentos sociais, por isso o meu apoio é irrestrito a ele”, completou.

Na mesma perspectiva falaram os jovens Lucas Santos e Mauricio Santiago:

“O PT é um partido democrático, que não tem donos, e para ser o candidato do partido precisa está com gente como Mateus, que já vem construindo o processo há muito tempo, por isso, a militância está unida em torno de seu nome”, garantiu Mauricio.

Gleide – candidatura pelo PT
Embora seu nome ainda não tenha muitas demonstrações de apoio dentro do partido, a médica, filiada recentemente ao Partido dos Trabalhadores, vem também surgindo como uma possibilidade de candidatura para prefeita 2012.

De acordo com informações de petistas presentes no almoço, mas que não quiseram ter seus nomes revelados, a presidente do partido, Maria José-PT, mais conhecida por Mara, é quem vem tentando alavancar a pré- candidatura da médica, porém, ainda não houve sequer uma discussão interna dessa possibilidade.

“Só não sabemos quem tá com elas, são poucos os militantes ativos que estão ausentes daqui, e mesmo assim, boa parte deles se mantiveram neutros até agora, opinou a fonte”.

Para Mara, todos os recém chegados ao partido são bem vindos: “aprovamos nos últimos dias, 40 filiações, e isso só vem contribuir com o processo. O nome de Mateus tá colocado e nenhum de nós iremos tirar isso”, frizou.

Sobre a pré candidatura de Gleide e de outras possibilidades, Mara reforçou que vai se manter na neutralidade. Questionada sobre a legitimidade da decisão em torno do nome de Mateus na reunião do dia 04 de setembro, a presidente argumentou:

“O que aconteceu naquele dia foi que só tínhamos dois filiados com interesse em se candidatarem, Mateus e Raimundo, mas não houve uma aprovação a partir de uma votação, e sim, uma desistência por parte de Raimundo, ficando o nome de Mateus. Por outro lado, filiados como Marcelo, que tinha interesse em candidatar-se, estava ausente”.

Divergências internas do PT

Ainda segundo informações da fonte, a possível candidatura da médica pelo partido, além de ter o apoio da presidente Mara, vem sendo apoiada pelo deputado Rui Costa, contrário à vertente defendida por Mateus Martins dentro do PT.

Pré-candidatos a vereador pelo PT

Além de Raimundo da Caixa afirmar que estará a serviço do partido para o legislativo, a professora Maria Silvana, mais conhecida por Vane, como também, Peninha da Embasa, e os recém filiados, Luis Junior e Mário Lopes são propostas para o cargo de vereador:

“Acredito que a mudança com Mateus vem na mesma linha de mudança que foi com Laurinho, contudo, Laurinho não cumpriu com as propostas feitas em campanha, por isso, precisamos eleger Mateus”, defendeu Junior, filiado na última quinta-feira.

O encontro foi encerrado por Mateus Martins e Peninha da Embasa, ambos agradeceram o apoio e presença de todos. Mateus ressaltou o caráter e integridade de todas as pessoas presentes, petistas ou não, como por exemplo, o dentista Josemar Carneiro, que juntamente com Raimundo, representa para ele, “uma referência de práticas diferenciadas na política de Riachão”.

Lembrou também dos representantes de comunidades rurais presentes, dizendo que em seu projeto a zona rural será prioridade, pois 70% do consumo brasileiro vem da agricultura familiar, o que também procede em Riachão.

Sobre o processo das candidaturas, Mateus disse que em conversa com companheiros em Brasília e Salvador, foi apoiado sobre o fato de não concordar com as decisões tomadas na verticalidade ou com imposições de candidaturas, mas que sejam dialogicamente decididas pelo partido no âmbito municipal.

“Mateus segue na luta, se lá tem gente grande querendo travar sua candidatura, aqui também tem gente grande querendo segurar sua campanha e seu nome, defendeu seus companheiros do PT, segundo Mateus.

A fala de Mateus terminou com uma conclamação a todos os presentes pela união e luta em torno de seu projeto, que para ele, não é um projeto de oportunismo de uma família, mas embasado em novas práticas.

www.agenorfilho.com
Postagem nº: 2042 | Visitas: 480


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online