Baixa Grande – Plataforma Freire promoverá III Seminário sobre Ética e Política na Formação do Professor

Postado em: 07/10/2011 | Por: Ediomário Catureba

Ocorrerá nos dias 14 e 15 de outubro de 2011 a terceira edição do Seminário ética e Política na Formação do Professor na sede do Curso de Pedagogia da Plataforma Freire do município de Baixa Grande na Chapada Diamantina vinculado ao Polo da Parfor de Jacobina. O evento é uma promoção da Universidade do Estado da Bahia, do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV (Jacobina), do Programa Nacional de Formação de Professores Plataforma Freire/UNEB e da Coordenação Local do Curso de Pedagogia de Baixa Grande.


A abertura ocorrerá as 17 hs do dia 14 de setembro. O objetivo principal do evento é refletir sobre a formação cidadã (ética e política) do docente na atualidade. Faz parte do projeto de seminário a construção da Declaração sobre Ética e Política na Educação. Serão debatidas questões relativas à crise ética e política na Modernidade; a formação política do educador; os problemas éticos derivados da relação do professor com o aluno e as estratégias para superar a crise.


O seminário é coordenado por Julice Oliveira, professora de filosofia do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV (Jacobina) da UNEB; ela é Mestre em Filosofia Contemporânea (UFBA) com a dissertação A Temporalidade do Discurso na Analítica do Saber de Michel Foucault; Especialista em Educação Estética, Semiótica e Cultura (UFBA) e graduada em filosofia (UFBA). No Campus IV da UNEB a docente coordena o II Seminário Filosofia e Cinema (semestre 2011.2), Ciclo de Debates sobre História da Filosofia (2011.2) e o Seminário Ética, Política e Direito na Formação do Professor (maio de 2012). Na UNEB a docente já ministrou o Seminário Filosofia e Estética do Engajamento Político (2004), o Seminário A Condição Humana segundo Hannah Arendt: Trabalho, Labor e Liberdade (2008). Coordenou também as atividades do Grupo de Estudos Filosofia e Modernidade: Introdução à Filosofia de Michel Foucault (entre 2008 e 2010) e o minicurso Saber e Poder em Michel Foucault (2009). Ainda este ano a docente coordenará o seminário temático Filosofia e Literatura Infantil para os cursos de Pedagogia da PLAFOR dos municípios de Saúde e Capim Grosso.


O seminário, Ética e Política na Formação do Professor têm como público alvo estudantes do curso modular de Pedagogia da Plataforma Freire do município de Baixa Grande, estudantes da comunidade acadêmica da UNEB e de outras Instituições de Ensino Superior (IES), professores do ensino fundamental e médio, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e demais interessados. O seminário possui carga horária total de 15 horas e será emitido certificado de participação para quem cumprir o mínimo de 75% da carga horária total.


O referido evento já foi realizado nos municípios de Jacobina e Boa Vista do Tupim que também estão localizados na Chapada Diamantina. No mês de dezembro de 2011 o evento também será realizado nos municípios de Saúde e Várzea do Poço.


Encontra-se em anexo a programação do referido evento cuja inscrição é gratuita (60 vagas) e será realizada no local do evento ou pelo e-mail, seminariotematicofilosofia@hotmail.com, de 10 e 13 de outubro de 2011. Informações podem ser solicitadas pelo e-mail. Contato: professora Júlia Rosa Brito (074) 3621-3337.


PROGRAMAÇÃO

Dia 14/10/2011(sexta-feira). Das 17:00 às 22:00.
Tópico I, Abertura: A crise ética e política na Modernidade.
• A repercussão da crise ética e política na educação.
• A relação entre educação, ética e política na Cultura Ocidental: a contribuição de Platão e Aristóteles.
• O sentido de educar.
• Diferença entre ética e moral religiosa e moral laica.
• O problema da autoridade do professor: conhecimento versus autonomia.
• Maioridade, responsabilidade e autonomia em Kant.

Dia 15/10/2011(quinta-feira). Das 8:00 às 13:00
Tópico II: A formação ética da pessoa humana.
• A questão do autoconhecimento e do individualismo.
• Reflexões sobre a dignidade da pessoa humana.
• Principais valores da ética geral: responsabilidade, respeito e liberdade.
• A Liberdade segundo Jean-Paul Sartre.
• Má-fé, crise existencial, psicanálise existencial e projeto de vida engajado segundo Sartre.

Dia 15/10/2011(sábado). Das 14:00 às 19:00.

Tópico III: estratégias para superar a crise ética.
• As relações interpessoais no ambiente de trabalho
• A crise na educação entendida como problema político.
• A contribuição de Hannah Arendt para a transformação da conduta do professor: política, liberdade e trabalho.
• O papel do professor na formação da cidadania.
Tópico IV: Encerramento − Problemas e soluções para a crise na formação ética e política do professor.
• Problemas éticos derivados da relação do professor com o aluno.
• Mecanismos de regulação das relações éticas e políticas no ambiente de trabalho do educador.
• Políticas públicas que visam valorização da conduta ética e política do professor.
• Encerramento: elaboração da Declaração Universal sobre Ética e Política na Educação.

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