24 Horas do Ar

Consórcio Público Jacuípe é instaurado e a Bacia do Jacuípe avança na Consolidação da Estratégia Territorial

Post: 2095 | Data: 15/10/2011 | Visitas: 481

Na última sexta-feira, dia 14 de outubro, o Território Bacia do Jacuípe deu passos largos avançar na consolidação da estratégia territorial. Foi realizada a assembleia instauração do Consórcio Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável da Bacia do Jacuípe - CDS Jacuípe -, uma instituição Inter federativa de caráter público que vem pra dar sustentação à execução da estratégia territorial da Bacia do Jacuípe.
     Foto
O CONSÓRCIO JACUÍPE vem suprir as deficiência de investimento de infraestutura dos projetos territoriais, e resolver problemas como saneamento e resíduos sólidos dos municípios consorciados. Nesta assembleia foi homologada a entrada de 8 dos 9 municípios que manifestaram interesse e colaboraram com a construção do consórcio. Inicialmente colaboraram com a construção os municípios de Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pintadas, Quixabeira, Várzea do Poço e Várzea da Roça. Destes municípios Várzea da Roça não seguiu em frente pelo fato de o Protocolo de Intenções não ter sido aprovado na câmara de vereadores do Município.

Conversando com Matteus Martins, responsável técnico pela construção do Consórcio, perguntamos a ele sobre a possibilidade de entrada dos demais municípios da Bacia do Jacuípe, ele então nos informou que “quando construímos o Protocolo de Intenções, que em termos comparativos seria o projeto de constituição do Consórcio, buscamos respeitar a diferença de entendimento dos municípios sobre políticas públicas. Alguns municípios estão incorporados nas dinâmicas que o Brasil experimenta de políticas públicas e logo priorizaram a participação no processo de construção do Consórcio. Outros não entenderam de imediato, e assim, por imaginarmos que mais tarde eles poderiam desejar entrar no Consórcio, nós incluímos os mesmos no Protocolo de Intenções, assim como também incluímos o governo da Bahia. Agora, pra eles entrarem, percorrerão o caminho que os demais percorreram”.

Matteus explicou que o Consórcio vem para complementar a ação do CODES e não conflitar ou anular. “O CODES é uma instância de formação, de politização, de problematização, de aglutinação de agentes entorno de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável do Territorial. Tem seus limites por ser entidade privada, e isso limita o acesso de determinados recursos públicos. Exatamente neste limite do CODES o Consórcio entra, pois enquanto instância pública, poderá acessar os recursos que o CODES não acessa”.

Joilma Rios (Presidente do CODES), Paulo José (Prefeito de Várzea do Poço) Valcyr Rios (Prefeito de Pintadas) Corujão (Vereador de Pintadas) Dr. Ney (Prefeito de Capela do Alto Alegre) Pedro Lima (Vereador de Baixa Grande) Matteus Martins (Secretário Executivo CODES)

Na abertura da assembleia Joilma Rios presidenta do CODES enfatizou a importância daquele momento. Mais uma vez estamos dando um passo a frente na construção de um futuro melhor. O CODES na qualidade de articulador do Consórcio entende que agora estávamos unindo o elo entre as políticas públicas com as necessidades do Território, sem deixar espaços para perdas de recursos”

O presidente eleito do Consórcio foi Vacyr Rios, prefeito de Pintadas. Para ele o Consórcio “é resultado de uma longa caminhada na busca pelo desenvolvimento sustentável. Tocar política pública territorial sem um consórcio é de um ônus muito grande, pois o Colegiado Territorial se sobrecarrega. Agora são duas forças que vão se combinar, promovendo custeio e investimento para a promoção do desenvolvimento territorial da Bacia do Jacuípe”.

Além de Vacyr, foram eleitos para compor o Conselho de Administração os prefeitos Dr Nei, de Capela do Alto Alegre, e Paulo Ferreira, de Várzea do Poço, dois jovens prefeitos que vem assumindo compromissos em seus municípios sem perder de vista a ação territorial. Além deles, o time de prefeitos do CONSÓRCIO JACUÍPE ou CDS Jacuípe está formado por: Antônio Cedraz Carneiro (Mairi) , Manoel de Oliveira (Nova Fátima), Antônio Diomário (Ipirá) e Eliezer Costa (Quixabeira).

Vida longa ao CONSÓRCIO JACUÍPE!

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online