Mairi – Município sedia o III Fórum de Educação Contextualizada

Postado em: 27/10/2011 | Por: Ediomário Catureba

Teve início na manhã da última quinta-feira, 27 de outubro oFoto III Fórum de Educação Contextualizada, este fórum é uma continuidade de fóruns municipais que foram realizadas em 11 municípios do território, onde os educadores juntamente com suas respectivas secretária realizaram os Fóruns Municipais de Educação contextualizadas.
Pela manhã o evento foi aberto com uma belíssima apresentação de capoeira do Grupo de Capoeira Guerreiro Amigo da cidade de Pé de Serra. Fizeram parte da mesa autoridades que envolve a educação no território e no município anfitrião, Mairí, onde todos valorizaram a Educação Contextualizada, veja a seguir um resuma das palavras de participantes da mesas:

A Secretária de Educação do Município de Mairi, Vanusa Cedras, informou que o principal objetivo é criar para o territorial os referenciais curriculares contextualizados, “acreditamos nesta educação contextualizada por que estamos ai por três anos, junto buscando a educação que acreditamos. Ao longo de muitos anos, se pensava que educação era aquilo que vinha pronto, achavam que nós não tínhamos os nossos saberes, por isto temos que mostrar e estamos mostrando em cada um dos municípios que nosso povo tem o saber, e precisamos partir deste saber para buscar a educação que queremos. E é este saber que temos em nossa comunidade que temos que partir de onde estamos para o mundo todo lá fora”.


A Presidente do CODES (Conselho de Desenvolvimento Regional da Bacia do Jacuípe) Joilma Rios, reforçou as palavras da Secretária de educação do município de Mairí, elogiou ao município de Várzea do Poço, quando o mesmo ousou a realizar o modelo de educação contextualizada, quando dizia que a Educação que agente quer deve ser uma educação do jeito que agente é. Frisou que nada do que está se construindo no Fórum veio dos Governos federal e estadual, mas sim o que se constroem em sala de aulas nas cidades pertencente ao território. Destacou estas experiências que faz com que o território de identidade Bacia do Jacuípe fez o diferencial dos demais, onde muitas ações são construídas através de experiência de alguns que vão passando para outros através de Fóruns. Elogiou a presença de diversos meios de comunicação realizando a cobertura do evento, (GT de Educação).
 

Representando o MOC - Movimento de Organização Comunitária, Sara Leite, pediu que os participantes do Fórum estivessem abetos para participar na elaboração de propostas para educação, continuando sendo o sujeito na educação para que conseguir aplicar a Educação que agente quer a Educação que agente é, desejou que os dias do fórum fossem dias produtivos.
 

 

Representando os Conselhos Municipais de Educação do Território da Bacia do Jacuípe, Ramistela Santana, pediu que os educadores aproveitassem do Fórum e levasse estas experiências aos seus municípios, sendo parceiro com as secretárias podendo levasse as escolas.

 


 

O Secretário de educação do Município de Pintadas, Carlos Alberto Silva, que também é articulador do Grupo de Trabalho de Educação. Falou da realização do fórum, onde este é o terceiro, e em cada fórum ele vê o processo de maturação de debates para implementação da educação do campo (Educação Contextualizada) vem sendo aplicada, cada um dos municípios vem fazendo de seu jeito. Falou da responsabilidade de multiplicar om que aprender aqui aos demais educadores em cada município, fazendo com que esta educação acontece em cada escola.


Representando o Prefeito de Mairi, Carlos Eduardo Sobral, falou do prazer em Mairi esta sediando o III Fórum de educação contextualizada e desejou sucesso na elaboração de proposta para o enriquecimento da educação em cada município.
 

 

 

Representando o Grupo de Trabalho de Agricultura no território, Gileno Sena, falou das dificuldades encontradas entres os alunos da zona Rural e Zona Urbana, algo que pode ser eliminado através do estudo da Educação Contextualizada, onde os da zona Urbana entenderá que à sua sobrevivência depende do homem do campo. “os alunos do campo consegue ver sem a cidade, em contrário, é impossível a cidade viver ser as coisas derivada do campo”, comenta Gileno.


 

O Evento está sendo realizado no Centro Escolar de Ensino Fundamental Marc Thein, ainda pela manhã de Quinta-feira, os educadores puderam ouvir uma palestra dirigidas pelo Profº Dr. Josemar Martins (Pinzoh) – UNEB – Campos Juazeiro-BA. O evento segue até o sábado meio dia com a seguinte programação:

2º DIA (sexta-feira)
MANHÃ
08:00 às 12:00 - Mesa Temática I: Concepções e Práticas Curriculares para a Educação do
Campo
Debatedoras:
Profª Drª Lucia Marisy – UNIVASF – Universidade do Vale do São Francisco
Profª Marivanea de Jesus - CETA - Coordenação Estadual dos Trabalhadores Assentados/as e
Acampados/as e membro do Colegiado Estadual do PRONERA (Programa Nacional de Educação na
Reforma Agrária).
Coordenação da mesa: Paula Luciana – Secretária de Educação de Várzea do Poço
Desenvolvimento
a.Exposição do tema
b.Trabalho de grupo
c.Socialização dos grupos
d.Fechamento: Mesa
Perguntas orientadoras para os trabalhos de Grupo
1.Qual a concepção de Currículo Contextualizado para a Política Municipal e Territorial;
Moderadora – Profª Eliselma – SEC Várzea do Poço
2.Quais protagonistas e o papel que desempenham na Educação Contextualizada;
Moderadora – Profª Geise Silva – SEMEP Pintadas
3.Quais os conteúdos necessários a uma Educação Contextualizada;
Moderadora – profª Valdirene Rios – SEC Várzea da Roça- Paula confirmar
4.Como transformar o Currículo contextualizado em Políticas públicas
Moderadora – Ana Rita – SEC Pé de Serra e Nova Fátima
12:00 às 13:30 - ALMOÇO

TARDE
Atividade Cultural
14:00 às 17:30 - Mesa Temática II: Construindo Políticas Intersetoriais de Educação para o
Desenvolvimento Social
Coordenação: Reis Oliveira - Eco-educador Popular
Debatedores
Eixo I – Elementos necessários para a operacionalização de políticas integradas e territorializada
de Cultura/Educação.
Taiane Fernandes – Assessora de Transversalidade da SECULT - BA
Eixo II – Elementos necessários para a operacionalização de uma política de Educação
intersetorial territorializada
Mateus Martins – SDT/MDA
Eixo III – O papel do município na articulação e execução das Políticas Públicas
Carlos Alberto – Secretário de Educação de Pintadas BA


3º Dia (Sábado)
MANHÃ:
08:00 às 9:30 Mesa Temática III - O Papel do CME nas Políticas Territorias de Educação
Debatedoras
Ramistela Santana - CME Ipirá; Representante dos CMEs da Bacia do Jacuípe no GT da
Educação
Mª. de Lurdes Albuquerque - UEFS - Assessora do Projeto CAT
Coordenação:Tony Sampaio - Diretor Pedagógico - SEMEP/Pintadas
9:30 às 12:00 - Agenda Político-institucional
Coordenação: Ramistela Santana - CME Ipirá; Representante dos CMEs da Bacia do Jacuípe
no GT da Educação
1.Propostas dos fóruns municipais (socialização e sistematização);
2.Encaminhamentos (Construção de agenda);
3.Avaliação (avaliômetro)
4.Entrega de certificados
5. Encerramento.

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