Várzea do Poço - Chega o Carro do Saúde em Movimento (Rastreamento do Câncer de Mama)

Postado em: 22/07/2012 | Por: VPN

Está montado em frente ao PSF ALTO ALEGRE em Várzea do Poço, o Micro-ônibus da Secretaria da Saúde do Governo do Estado, com o Programa Saúde em Movimento, que tem como objetivo prevenir o Câncer de Mama. O atendimento, começou nessa sexta feira (20) de julho e vai até a próxima terça feira (24) lembrando que no Domigo dia (22) não haverá atendimento, portanto, quem estiver agendada para dia 22/07 será atendida no dia 24/07 na terça - feira.
O exame de MAMOGRAFIA está sendo realizado em todas as mulheres de 50 a 69, para detecção precoce do Câncer de Mama. Os casos positivos serão encaminhados para o serviço de Referência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
A Estratégia do Rastreamento do Câncer de Mama prevê 3 FASES:
1ª FASE: Realização da Mamografia;
2ª FASE: Atendimento na Unidade Satélite;
3ª FASE: Tratamento na Unidade de Alta Complexidade de Oncologia;

Confira mais informações sobre o Programa:
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostraram uma estimativa do número de casos novos de câncer de mama em 2011 na Bahia que foi de 1.970, sendo 780 na capital. Até maio de 2011, foram registrados 217 óbitos em mulheres. Para mudar esta estimativa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), iniciou neste ano de 2012 o programa Saúde em Movimento - Rastreamento do Câncer de Mama.
O objetivo da iniciativa é realizar mamografia em 4.451 mulheres entre 50 a 69 anos.
Os exames são realizados em uma unidade móvel, que vai percorrer 28 microrregiões do estado. De acordo com a coordenadora da Unidade Móvel, Rose Simões, as unidades visam facilitar o acesso das moradoras à prevenção da doença que mais mata as mulheres.
Segundo o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, o programa será executado durante dois anos. Solla explica que a ação conta com três etapas, sendo a primeira de mamografia; a segunda vai ocorrer caso haja suspeita de nódulo na mama, quando a paciente será encaminhada a uma unidade especializada de oncologia para realizar exames confirmatórios, como ultrassonografia. A terceira etapa será após confirmação do resultado positivo da doença, quando as mulheres serão encaminhadas para realizarem o tratamento especializado, entre estes, quimioterapia, radioterapia.


Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, melhor é a capacidade de resposta ao tratamento. Além dos exames, queremos que esse seja um trabalho educativo que conscientize as mulheres sobre a importância da prevenção”, disse.

www.varzeadopoconoticias.blogspot.com
Postagem nº: 3319 | Visitas: 349


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online