Post: 41 | Data: 17/10/2009 | Visitas: 969

Bacia do Jacuípe lança projeto de arte-educação

Potencializar o uso da arte e da cultura como ferramentas pedagógicas e de modo transversal no contexto escolar é o objetivo do Projeto Arte Pela Educação, lançado sábado (17) no município de Pintadas, a 250 quilômetros de Salvador. O projeto será desenvolvido no Território da Bacia do Jacuípe, pela Companhia de Artes Cênicas Rheluz.

Selecionado pelo Edital Territórios Culturais, da Secretária de Cultura do Estado (Secult), o projeto envolve a formação de professores de 14 municípios que fazem parte do território. Após a primeira etapa de formação, os professores vão atuar como multiplicadores, replicando o projeto em seus municípios de origem e construindo um projeto pedagógico de intervenção artístico-cultural. “Temos certeza que este projeto será modelo para outros territórios. A Secult apostou na criatividade e capacidade de gestão da sociedade civil que terá R$ 280 mil para investir num projeto estruturante na área da cultura”, disse o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meireles.

De acordo com o coordenador do Arte Pela Educação, Rubens França, a proposta visa articular uma rede de arte-educação no Território. “Esperamos que esses agentes possam dialogar permanentemente com os poderes executivos e os sistemas municipais de educação, contribuindo para o reconhecimento da arte e da cultura como elemento de educação e de construção da plena cidadania”, frisou.

Protagonismo
A Bacia do Jacuípe foi uma das interlocutoras, desde o início desta administração, para o reconhecimento dos Territórios de Identidade como espaços legítimos de afirmação social e para a descentralização dos investimentos. O Território organizou suas reivindicações e, pelos encontros periódicos, formatou o primeiro Plano de Desenvolvimento Territorial de Cultura no Estado, tendo o protocolo de intenções assinado por todos os gestores públicos com vistas a implementar as ações referendadas pela sociedade. O projeto Arte-Educação, à época, foi um dos projetos apontados como prioritários.

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online