Riachão do Jacuípe - Começa nesta quinta-feira (9) a II Edição do festival Curta Vale

Postado em: 08/10/2014 | Por: Www.curtavale.com

O II Curta Vale começa nesta quinta feira (9) com as exibições das 19 às 22 horas no Clube Lira 8 de Setembro. Com o tema, “O Sertão cabe em todo lugar, inclusive em tela grande”, o II Curta Vale terá as seguintes Mostras: Brasiliana, Sertão e Bahia.

Este ano, além das exibições à noite no Clube Lira 8 de Setembro, o Festival conta com atividades durante os dias como: a oficina “Adaptação de Obras Literárias para o Cinema”, Trilha Ecológica para o Morro do Bom Sucesso, Exposição Cultural e Exposição com material da Instituição parceira Pedro Calmon, que será exposta em frente ao Clube Lira 8 de Setembro.

“Pioneiro na Bacia do Jacuípe, o evento exibe um amplo painel de produções cinematográficas produzidas no Vale do Jacuípe, no estado da Bahia e no Brasil. Seu objetivo é incentivar e difundir a cultura cinematográfica e propiciar um encontro do público com estas produções, para estimular novas ideias, intercâmbios e reflexões sobre cinema e arte. A programação conta com oficinas, seminários, exibição de filmes, debates e apresentações culturais”, escreveu o site Cabine Cultural.

De acordo com a Coordenação do Curta Vale, ainda há vagas para inscrições na oficina de Adaptação de Obras Literárias para o Cinema,os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Educação.

A partir de amanhã (9) a cidade de Riachão começa a receber cineastas e demais profissionais da área, cinéfilos ou, simplesmente, amantes da sétima arte.

PROGRAMAÇÃO II CURTA VALE


DIA 09/10/2014

HORÁRIO: 19h00min

DURAÇÂO: 02h33min

MOSTRA BRASILIANA


FLUXOS
2’32
Animação
De Diego Akel
Ceará
Um ensaio sobre os fluxos constantes da vida, um autorretrato do seu próprio processo, um improviso sobre Bach, uma investigação em massa de modelar.


NALDO E AS BATATAS SORRISO
16’
Ficção
De Roberto Burd
Rio Grande do Sul
Naldo (Marcos Verza) trabalha em uma lanchonete fritando batatas sorriso. Até que um dia, o encontro com uma batata triste muda sua vida.


LEVAREI COMIGO QUANDO FOR
15’
Ficção
Brasil-Argentina
De Diego Garcia, Rodrigo Usba e Clara Lobo
Um homem sai em viagem em busca de reconstrução. Antes de chegar ao seu destino, ele recebe uma carta.


O SOM E A ESTRADA
19’
Ficção
De Luana Macedo
Rio de Janeiro
João, ao ver-se frente a frente com uma doença que o deixará cego, decide abandonar tudo e cair na estrada a fim de experimentar aquilo que preenche o vazio em sua vida: sua paixão pela fotografia. Durante essa jornada, conhece Julia, uma jovem viajante que o fará ver a vida com outros olhos.


NÚM3RO
4’
Ficção
De Márcio de Lima Riscado
Rio de Janeiro
Número é o que somos desde quando nascemos. Podemos ser mais que isso? Um autor busca incansavelmente essa resposta. Com sua melancolia, sonhos e frustrações, ele almeja se encontrar no mundo. O que sou? Como me veem? O que escrever? Como convencer? Tantos questionamentos e poucas respostas... Será ele realmente apenas um número?


CONTOS DA MARÉ
18’
Documentário
De Douglas Soares
Rio de Janeiro
Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.


CAÇADOR
19’
Ficção
De Rafael Duarte e Taísa Ennes Marques
Rio Grande do Sul
Após a morte de seu pai, o jovem caçador tenta manter a rotina de trabalhos sozinho. Mas um estranho e seu cão passam a assombrar as fronteiras do território. Quanto mais eles se aproximam, mais difícil se torna exercer o papel de homem herdado do pai.


FUGA ANIMADA
4’
Animação
De Augusto Bicalho Roque
São Paulo
Um animador de 2D tradicional e seu personagem entram em um conflito travado através de exercícios de animação quando a criatura é maltratada e foge para a fora do papel. Porém, seu criador o persegue, enquanto passa por diferentes técnicas de animação.



OS BONS PARCEIROS
20’
Ficção
De Elder Fraga
São Paulo
Um grupo de amigos conhecidos como OS BONS PARCEIROS, se reúne numa noite para fazer alguns assaltos e assim conseguir levantar um dinheiro. Só que um dos assaltos dá errado e eles têm que optar pela vida ou a morte de um deles. Adaptado da obra do consagrado dramaturgo Plínio Marcos.


O ESPANTALHO E O VAGALUME
3’25
Animação
De Thiago Savona
Pernambuco
A estória se passa numa noite de lua cheia aos arredores de uma fazenda pra lá de sombria, onde um espantalho malvado aterroriza a tudo o que vê. Até que uma pequena surpresa aparece...


PARA OS MEUS OLHOS DUROS
21’
Ficção
De Kadu Soares
Rio de Janeiro
Hilda Hilst foi uma poetisa, ficcionista, cronista e dramaturga brasileira, considerada uma das mais importantes da língua portuguesa do século XX. Filha de um escritor, cuja promissora carreira foi interrompida prematuramente por um quadro de esquizofrenia paranoica, Hilda divide seu tempo entre sua atribulada vida social, na alta sociedade paulista dos anos 60, e o desejo de escrever para dar continuidade a obra do pai e apaziguar sua profunda inquietação existencialista. A dificuldade em conciliar os dois mundos joga Hilda, aos 30 e poucos anos, numa crise pessoal, que a forçará a definir os rumos de sua vida e obra.


GUIDA
11’
Animação
De Rosa Urbes
São Paulo
Guida, uma doce senhora que há 30 anos trabalha como arquivista no Fórum da cidade, tem sua rotina entediante modificada ao se deparar com um anúncio para aulas de modelo vivo em um centro cultural. Através da sensibilidade criativa da personagem, o filme propõe uma reflexão sobre a retomada da inspiração artística, a arte como agente transformador e o conceito do belo.

DIA 10/10/2014

HORÁRIO: 19h00min

DURAÇÂO: 01h01min

MOSTRA BRASILIANA


1. CANCHA: ANTIGAMENTE ERA MAIS MODERNO
20’
Documentário
De Luciano Mariz
Paraíba
A trajetória de Pedro Souto Guimarães, conhecido pela sociedade na década de 60 como "Pedro Cancha", sua verdadeira história ficcional ou uma ficcional história verdadeira sobre um homem, suas ideologias, sobre uma época, suas nuances e contrastes, sobre ter cancha, sobre ser cancha."


POLÍCIA E LADRÃO
13’
Ficção
De Marcela Cardoso
São Paulo
Dois amigos de infância, depois de um deles ir embora da favela onde mora, se encontram em situação de vida e morte, numa caçada onde só um pode sair vivo.


BOVARIUS FLAVUS
13’
Ficção
De Lucas Calmon
Rio de Janeiro
Décadas atrás, Joaquim e Teobaldo eram dois garotos que disputavam diariamente pelo título de "melhor jogador da rua". Porém, a euforia que tal rivalidade causada entre os amigos foi se tornando tédio e desaprovação. Certo dia, quando os dois extrapolaram os limites da paciência de Catarina, um novo jogo surgiu. Um evento que influenciará o rumo de suas vidas.


ASAS
15’
Ficção
De João Celles
Rio de Janeiro
Bianca vive presa num corpo que não e´ o seu. Rodrigo estranha esse mundo de verbos. E e´ na incômoda amizade que nasce entre essas duas solidões que se da´ uma libertação possível.
MOSTRA BAHIA

HORÁRIO: 19h00min

DURAÇÂO: 2h38min

DIA 10/10/2014


O MONSTRO
17’ Ficção
De Rafael Jardim
As irmãs Isa e Dani são atormentadas por um monstro que aparece esporadicamente, desde que a mãe delas morreu. Enquanto Dani tenta viver sua infância, Isa quer forçar um amadurecimento diante da situação que enfrentam.


O FILME DE CARLINHOS
20’
Ficção
De Henrique Filho
Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia. Com ajuda dos seus amigos da escola e estímulo do dono de uma videolocadora, Carlinhos se dedica para realizar seu sonho.


CASSIANO
12’
Ficção
De Thiago Gomes
Ao fim de um dia de trabalho, Cassiano retorna para casa. Em sua trajetória, compartilhamos sua experiência e sua forma muito particular de enxergar o mundo.


QUANDO O PORTA-MALAS VIRA O CORAÇÃO
5’
Ficção
De Ramon Coutinho
Um casal, uma última briga, uma história em fragmentos. Quando dor de cotovelo vira filme e a memória uma ilha de edição.


LAPSO
8’17
Ficção
De Danilo Umbelino, Murilo Deolino e Uiran Paranhos
Uma jovem caixa de supermercado vegeta no cotidiano banal do anonimato de sua função. Só o lapso pode livrá-la dessa monotonia e levá-la ao encontro de si própria, na busca de entender o porquê de sua angústia. A opção por desligar-se do mundo, no entanto, não resulta em qualquer alteração de um sistema onde descarte e reposição é a lei.


A VIDA NOTURNA DOS SONHOS
20’
Ficção
De Adônis Cardoso
No início do século 20, em uma região esquecida pelo tempo, um homem desperta na madrugada com questões existenciais, passando a consumir-se em angústia. Ele resolve, então, ir ao encontro de um amigo para que este o ajude a solucionar suas dúvidas. Mas uma grande revelação o fará pensar toda a sua existência.


A GEOGRAFIA É ALGUM LUGAR ENTRE O CORAÇÃO E AQUILO QUE JÁ FOI
10’
Documentário
De Ricardo Marques e Letícia Simões
A geografia é algum lugar entre o coração e aquilo que já foi é uma experiência de montagem acerca de memórias e sensações.

O VENDEDOR DE PICOLÉ
5’
Ficção
De Ricardo Sena
Mateus rouba um par de chinelos para conseguir um emprego como vendedor de picolé.



DIA 11/10/2014

HORÁRIO: 19h00min

DURAÇÂO: 01h35min32seg

MOSTRA SERTÕES


QUERER É PODER
5’32
Ficção
De Mateus Pires
Bahia
A realidade sofrida de um garoto pobre mas esforçado que mora na roça e vai para a escola todos os dias e na horas vagas continua lendo os livros, enquanto sua mãe trabalha na roça para sustentar seus estudos.


NO DEVAGAR DEPRESSA DOS TEMPOS
25’
Documentário
De Elisa Capai
Espírito Santo
Guaribas, ali bem do lado da Serra das Confusões, sertão do Piauí: onde o tempo da escravidão ainda é frase no presente, algo começa a mudar. Conversando com mulheres de duas gerações, escutamos como era, como é e como pode ser a vida de quem acaba de cruzar a linha da miséria. De um lado seca, alcoolismo, violência familiar e fome. Chegada do Estado, renda, educação e autoestima do outro. No embate do que era e do que começa a ser, vislumbramos um tempo de rápidas mudanças no devagar daqueles tempos.


LUZ NO SERTÃO
13’
Documentário
De Grasiane Sá
Piauí
Perseverança, honestidade e trabalho fazem parte de pessoas que habitam sertões do Piauí há muito tempo, uma região que, de alguma forma, a pouca intensidade pluviométrica traz dificuldades. Enquanto que em outras regiões a modernidade trouxe melhorias há muito tempo, em menos de dois anos.



CAPELA
13’
Documentário
De Ramon Batista
Paraíba
Quando habitante e habitado refletem uma mesma réstia de luz. A luz do tempo e o silêncio desenham seus enigmas, e os ouvidos de todos, e do tempo, ouvem a ladainha da história.


DERREDOR
19’
Ficção
De André Aragão
Sergipe
Com a morte de seu pai, o garoto Pedro encontra na figura de um pistoleiro, uma saída para sua dor


TRAVESSIA
20’
Ficção
De Rosa Berardo
Goiás
A historia de uma família do interior de Goiás cujo comportamento, analisado segundo a Psicanálise, retrata atitudes referentes aos grupos humanos que se revoltavam contra a autoridade do chefe tribal, o que se chama A Orda Primeva. O conto Travessia, de Antônio Salles, baseado em um fato verídico, foi tema do primeiro congresso goiano de psicanálise nos anos 80 e retrata a alma humana de uma maneira crua e profunda.

Para mais informações:
Assessoria do Festival- 75- 9231-8968
75- (75) 8160- 3544
Coordenação do Festival: (75) 9190-2484
Secretaria Municipal de Educação- 75- 3264- 2789

www.interiordabahia.com.br
Postagem nº: 6698 | Visitas: 439


PUBLICIDADE



Portal Bacia do Jacuípe - Uma Iniciativa da Catú Informática

Ediomário Catureba - Whatsapp 74 99962-3779

ediomario@baixagrande.net - Baixa Grande - BA


utilizadores online