Post: 944 | Data: 13/12/2010 | Visitas: 414

Capela do Alto Alegre - Novas Tecnoloias beneficia Traalhadores Rurais

O aproveitamento de rochas para armazenar água é uma atividade antiga, mas pouco aproveitada pelos moradores de Tanquinho I, município de Capela do Alto Alegre. Técnicas rudimentares de aquecer e resfriar as rochas com água para provocar rachaduras já eram utilizadas na região, mas o tempo para que a fenda se tornasse grande o bastante para armazenar água para toda a comunidade era longo. Agora em 2010, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a APAEB de Serrinha através do Programa Uma Terra e Duas Água (P1+2) desenvolveu uma técnica de limpeza em fendas já existente, reduzindo o tempo de abertura de tanques e possibilitando o armazenamento de uma quantidade maior de água das chuvas, uma tecnologia Social para aquela comunidade.


Esse é o primeiro tanque em lajedos de pedra que é construído no município de Capela do Alto Alegre, Mais de 10 famílias são beneficiadas diretamente. Foram realizadas capacitações para o uso racional da água.


Desde que foi implementada, a Tecnologia Social tem promovido o uso consciente da água e dos recursos naturais da região. O tanque pode ainda, ser aproveitado como reservatórios para atividades de uso doméstico e consumo humano. Para o , Srº Erivan Silva,
- O aproveitamento de rochas para armazenar água é uma atividade antiga, mas pouco aproveitada pelos moradores de Tanquinho II, município de Capela do Alto Alegre. Técnicas rudimentares de aquecer e resfriar as rochas com água para provocar rachaduras já eram utilizadas na região, mas o tempo para que a fenda se tornasse grande o bastante para armazenar água para toda a comunidade era longo. Agora em 2010, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a APAEB de Serrinha através do Programa Uma Terra e Duas Água (P1+2) desenvolveu uma técnica de limpeza em fendas já existente, reduzindo o tempo de abertura de tanques e possibilitando o armazenamento de uma quantidade maior de água das chuvas, uma tecnologia Social para aquela comunidade.


Esse é o primeiro tanque em lajedos de pedra que é construído no município de Capela do Alto Alegre, Mais de 10 famílias são beneficiadas diretamente. Foram realizadas capacitações para o uso racional da água.


Desde que foi implementada, a Tecnologia Social tem promovido o uso consciente da água e dos recursos naturais da região. O tanque pode ainda, ser aproveitado como reservatórios para atividades de uso doméstico e consumo humano. Para o Srº Erivan Silva, Presidente do Sindicato, responsável pelo projeto no município, o aproveitamento dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente é a nova forma da população de lidar com a escassez de água são as principais conquistas da iniciativa.

responsável pelo projeto no município, o aproveitamento dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente e a nova forma da população de lidar com a escassez de água são as principais conquistas da iniciativa.

www.strcapela.blogspot.com
Por: STR Capela do Alto Alegre

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online