Post: 945 | Data: 13/12/2010 | Visitas: 464

Quixabeira – Realiza Festival de Convivência com o Semiárido

A Escola Família Agrícola e Programa Conviver realizou no último domingo, 12 a XIV Festival de Convivência com o Semiárido, este festival é um evento educativo e comemorativo que vem por meios festivos desenvolver temas voltado à cultura regional e a produção agropecuária. A festa da agricultura familiar regional, o Evento teve inicio às 9 horas com celebração de missa com o Pe. Xavier, o mesmo após a missa agradeceu ao apoio da Prefeitura, segundo ele, a Escola Agrícola nunca contou com apoio da Prefeitura. Em entrevista o Prefeito FotoEliezer falou que a Prefeitura tem a parceria com a EFA consta em manter 5 professores, faz isto devido a entender a importância desta escola , sobre a Lei 11947/09 que o município tem que comprar no mínimo 30% de produto da agricultura familiar, o prefeito respondeu que em Quixabeira pode servir de modelo, através de organizações comunitária existe vários grupos produzindo o produto pra merenda escola, a exemplo do licurir e Umbu, a prefeitura compra 70% da merenda escola destes produtos, e o município oferece estrutura para entender outros municípios.
A tarde houve diversas participações das comunidades, através de peça teatrais, samba, roda, piegas para finalizar os participantes dançou forro em ritmo tradicional familiar.
Ademilton, Coordenador da Escola Família Agrícola fala sobre o tema deste ano, “Povo Organizado, sociedade mais forte”. Para ele, o momento comprar o tema do evento, teve inicio com cerca de 3 pessoas isto em 1989 e hoje centenas de pessoas participa, perguntado sobre quanto alunos conclui o curso este ano, hoje a escola tem matriculado 188 alunos representando 3 territórios, este ano 28 estão concluindo o curso técnico em agropecuária.


Veja a seguir o tema de cada Festa realizado nos 14 anos.
I – 1997 – Festa do lavrador – Silo e Feno;
II – 1998 – Festival de Convivência com a seca;
III – 1999 – Preserve a natureza – Evite queimadas, plante uma árvore;
IV - 2000 – Cooperativismo – Uma alternativa para os pequenos;
V – 2001 - Festival de convivência com o semiárido
VI – 2002 – Feno e silo – Uma alternativa para o rebanho;
VII – 2003 – Feno e silo – Salves seu rebanho;
VIII – 2004 – Escola Família Agrícola;
IX – Recaatigamento;
X - 2006 – Agricultura familiar e a preservação da vida no semi-árido
XI – 2007 - Ação contra a desertificação;
XII – 2008 - Licuri – Preservar gera redá;
XIII – 2009 – Desenvolvimento Sustentável – Trabalho e Renda, um desafio!
XIV – 2010 – Povo organizado, sociedade mais forte.
Perguntado sobre a Crise Mundial e seus efeitos em Quixabeira, comenta Eliezer que como afirmou a União das Prefeituras Baina (UPB), 50% dos municípios Baiano teria dificuldades em fechar suas contas no final do ano, este ano Quixabeira Vem passando por dificuldades.

  

www.baciadojacuipe.com.br
Por: Ediomário Catureba

Seja o primeiro a comentar esta postagem!


Nome:

Comentário:

Design: Catu Informática | Ediomário Catureba

Rua Joel Campos, 125 - Alto de Guinho - Baixa Grande - BA

E-mail: ediomario@baixagrande.net - Tel: 74 99962 3779


utilizadores online